- Valorizar sua profissão e por sua dignidade, imprimir respeito a sua ação;
- Respeitar o outro atentando para sua responsabilidade capaz de participar de decisões coletivas e exercer diferentes funções;
- Mobilizar conhecimentos e informações e até mesmos hábitos, aprendendo os sinais da reviravolta dos padrões de qualidade, e, inclusive intui sua direção, agindo eficazmente diante do inesperado e do inabitual;
- Conhecer a realidade prevenindo disfunções, buscando soluções com qualidade ao trabalho desenvolvido.
- Gerenciar seu próprio percurso no mercado de trabalho e na produção espontânea de bens ou serviços, decidindo entre alternativas diferentes na definição de caminhos, procedimentos ou metodologias mais eficazes para produzir com qualidade;
- Incorporar a leveza, a intuição, a criatividade, a iniciativa, a liberdade de expressão o respeito pela vida;
- Reconhecer e acolher as diferentes capacidades e necessidades produtivas;
- Reconhecer o valor do próprio trabalho e do trabalho dos outros e sua importância para o bem comum e para a qualidade da vida, negando todas as formas de trabalho que atentam contra a vida e a dignidade;
- Criticar permanentemente os privilégios e as discriminações que tem penalizado vários segmentos sociais, contribuindo para formas arcaicas de relação com e de trabalho;
- Ser solidário e companheiro na realização das tarefas laborais;
- Integrar o trabalho em sua vida como um exercício de cidadania, sentir-se responsável pelo resultado perante sua equipe de trabalho, diante do cliente, de sua família, da comunidade próxima e da sociedade.
O profissional de agropecuária estará atuando em atividades de produção e gestão, animal, vegetal, paisagística e agroindustrial.
Competências gerais:
- Analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas;
- Implantar e gerenciar sistemas de controle de qualidade na produção agropecuária;
- Identificar e aplicar técnicas mercadológicas para distribuição e comercialização de produtos;
- Elaborar laudos, perícias, pareceres, relatórios e projetos, com incorporação de novas tecnologias e de impacto ambiental
- Reconhecer e aplicar recursos de informática na área agropecuária;
- Projetar e aplicar inovações nos processos de montagem, monitoramento e gestão de empreendimentos;
Competências específicas:
- Aplicar as técnicas de planejamento, execução e avaliação dos projetos agrícolas e zootécnicos, nos limites que a legislação permite;
- Prestar assistência técnica em projetos zootécnicos e agrícolas;
- Atuar em atividades de extensão, associativismo, pesquisa e assistências técnicas;
- Atuar em projetos agropecuários;
- Supervisionar e executar a obtenção higiênica de produtos de origem animal e vegetal;
- Utilizar as alternativas viáveis para a exploração agrícola e zootécnica, que se adaptem às condições ecológicas da região, usando e conservando as máquinas e os recursos naturais;
- Desempenhar atividades compatíveis com a formação profissional agropecuário.
- Emitir laudas de classificação e fiscalização de produtos de origem vegetal e animal.
Adaptado do site da UEPB – Escolas Agrícolas.
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