Tribuna do Norte - Da Redação
José Damião Silva, 48 anos e Marineide Souza de Oliveira, 38 - moradores do Assentamento Eldorado dos Carajás II, assentamento da Maisa, em Mossoró - são casados há mais de 18 anos. O casal tem três filhos adolescentes, entre 14 e 17 anos. Eles largaram os estudos na quarta série quando tinham, aproximadamente, a idade dos filhos. Ela, duas décadas depois, e ele três voltaram à sala de aula por meio do programa de educação do campo Saberes da Terra buscando melhorar a renda familiar e, principalmente, incentivar e cuidar para que os filhos não sigam o mesmo caminho, sair da escola muito jovem sem concluir os estudos.
"Voltar a estudar pra mim é um sonho. Até que enfim vou concluir o ensino fundamental. Pretendo continuar com o médio e de quebra estou aprendendo técnicas agrícolas que eu não conhecia, além do mais, eu e minha mulher estudando é um incentivo para os nossos filhos. Eles vêem agente vindo para a escola e se sentem estimulados”. Afirmou Damião.
Já a esposa Marineide destacou a orientação que vem tendo, no programa, que está repassando para os filhos. Segundo ela, no seu tempo de estudante não havia uma orientação correta, pelo contrario, na época os mais velhos incentivavam a sair da escola para trabalhar. “Se eu tivesse o que meus filhos têm, hoje, eu não teria saído da escola nunca. Mas, ainda bem que esse programa ta ensinando agente a orientar nossos filhos e nos ajudando a recuperar o tempo perdido”. Disse.
Caminho certo para aprendizagem
O Saberes da Terra é um programa nacional de educação que proporciona qualificação social e profissional a famílias de agricultores, tendo como instrumento uma política de fortalecimento de atividades agropecuárias no sentido de melhorar a renda familiar e a ampliação do acesso e permanência de jovens e adultos no sistema formal de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário