sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bananeiras debate agroecologia e educação

Cerca de 100 pessoas, incluindo representantes de Secretarias de Educação de Bananeiras, Solânea, Remígio e Algodão de Jandaíra participaram do debate
Mais de cem pessoas participaram do I Seminário Temático Agroecologia, Resistência e Educação do Campo, realizado no Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Bananeiras. O evento, que contou ainda com a participação das secretárias municipais de Educação de Bananeiras, Solânea, Remígio e Algodão de Jandaíra, serviu para debater sobre a situação da pesquisa científica e o compromisso com o desenvolvimento sustentável a partir do diálogo entre a sociedade e a universidade.
As secretárias municipais de Educação discorreram sobre experiências desenvolvidas nas escolas rurais de seus municípios, elucidando uma série de desafios e avanços na educação rural. O I Seminário Temático Agroecologia, Resistência e Educação do Campo teve como debatedores os professores Severino Bezerra da Silva (PPGE/UFPB), Ivanalda Nóbrega de Loreto (Emater – PB ) e Alexandre Eduardo de Araújo (CCHSA/CAVN).
Na oportunidade, foram criados três grupos de trabalho, que discutiram sobre “Memória e Educação do Campo”, “Pesquisa Científica sobre os princípios da Agroecologia” e “Certificação Agroecológica e Orgânica”. 
O evento foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Agroecologia, Resistência e Educação do Campo - GPARECampo, CAVN/CCHSA/UFPB, e contou com o apoio do Programa de Pós Graduação em Educação-PPGE, Movimento de Educação do Campo e Agroecologia, Rede de Educação do Campo do Território da Borborema, AS-PTA, Embrapa, Emater, Polo Sindical da Borborema e UPEDA.
Além do público interno da UFPB, o seminário também teve participantes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas. “Estamos de portas abertas para continuar parcerias com instituições que trabalham com educação do campo. A universidade está de parabéns por promover um evento dessa natureza”, afirmou a secretária de Educação do Município de Remígio, Socorro Souto.

Nenhum comentário: